sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Faça sua reserva, antes que tenha overbook na internet!


Fonte site www.portalimprensa.uol.com.br - Redação Portal Imprensa

O Registro de Endereços de Internet para América Latina e Caribe (Lacnic), órgão que regula a distribuição de protocolos na região, anunciou o fim de endereços disponíveis na internet via protocolo IPv4. Já era sabido que o IPv4 se esgotaria, principalmente com o aumento de acesso à rede via aparelhos móveis. Sua capacidade chegou ao fim quando o número de IPs ultrapassou 4 bilhões.

O IPv4 é um endereço IP (Internet Protocol), criado nos anos 1970 e que, por meio de uma sequência numérica, direciona o tráfego on-line. Quando o usuário digita www.facebook.com, por exemplo, a informação é reconhecida como número - neste caso, "66.220.149.32".

A distribuição dos códigos é administrada mundialmente pela Internet Assigned Numbers Authority (Iana). O esgotamento não causará problemas imediatos, mas fará com que a migração para o protocolo IPv6 - versão criada em 1990 e que possui 4 bilhões de vezes mais endereços - seja realizada o mais rápido possível.

O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) apontou que no Brasil os protocolos adquiridos vão durar até 2012. Já nos Estados Unidos os endereços disponíveis duram no máximo até nove meses. Empresas como Facebook, Google e Yahoo testarão por um dia seus sites com o IPv6, em junho. Empresas de telefonia também serão obrigadas a renovar suas estruturas de rede, como a AT&T, nos Estados Unidos, e a Telefônica, no Brasil. A revista e o Portal IMPRENSA já haviam chamado a atenção para o problema ainda em maio de 2009. Mas pouco de efetivo foi feito pelas operadoras e provedores desde então.