quinta-feira, 30 de junho de 2011

WordPress ou Joomla? Qual CMS é o melhor?


Por Prof. Ari Clayton Soares Formiga
Decidir o CMS adequado é sempre um conflito quando se encontram opiniões contrárias em uma equipe. Atualmente a empresa EDR TEcnologia onde trabalho e meu site onde juntamente colocarei um blog.
Para cada problema uma solução diferente e o ideal seria site em Joomla e blog ficam em wordpress e o e-commerce vai para o Joomla, mas e se for ficar tudo isso em um.
Minha opinião segue a mesma que a do blog YaPCi no post WordPress VS Joomla, os sistemas são incomparáveis, pois cada um tem suas funcionalidades específicas, ao mesmo tempo que cada um com suas deficiências encontram uma solução.
O WordPress já possui um plugin para e-commerce, assim como o Joomla já possui alternativas para SEO, incluindo dar jeito nas URL’s afim de deixá-las amigáveis como no WordPress, que atualmente é o melhor CMS para otimização nos resultados de busca. O wordpress é muito mais prático, você instala e já sai criando os seus artigos, mas o Joomla possui muito mais serviços para seus usuários (fóruns, loja virtual, galerias de imagens, jogos, calendários, tudo isso com um mesmo usuário), no entanto perde muito como blog, afinal, disso o WordPress entende.
Outra comparação muito construtiva pode ser encontrada em Informaniaci – WordPress Joomla VS.
Enquanto isso, mesmo sendo fã do WordPress acaberei por escolher o Joomla, pois é o que mais se adequa as minhas necessidades atuais.
Pitacos sobre o assunto serão muito bem vindos já que me encontro em quase completa indecisão.
Afinal todos nós ganhamos já que todas estas soluções são open source, viva a liberdade!