domingo, 31 de julho de 2011

Judô praticada em nossas vidas


Tai Sabaki
Kyuzo Mifune de (10 º dan)
Dicas para aprender Judo e da arte de "Taisabaki".


Aqueles que aprendem judô, não só tem que treinar seu corpo, mas também cultivar suas mentes através da prática desta arte de autodefesa.
Em breve eles devem compreender sua própria experiência que o judô é tanto um princípio moral e técnica. 

Vou agora dar-lhe algumas opiniões que podem ser úteis para aprender Judo. Você não deve ser preguiçoso, orgulhoso, ganancioso, preocupados ou distraídos, em outras palavras, você deve ser sincero. Este é o " Kokoro ", ou a essência do Judo. 

A palavra japonesa " Kokoro "literalmente significa" tirar o espírito ", isto é, cultivar e manter o espírito que nunca é perturbada mesmo uma emergência.
Isto pode parecer pessoal, mas que a virtude pode vir a afetar o país de um homem que possui ou não tem.

Kokoro ", que em japonês significa espírito ou o centro , é o maior em todos os casos. Ocorre naturalmente e não é "feito" pelo homem. Encontra-se no centro, o lugar mais importante. O centro é onde o "Kokoro" permanece.

Kokoro "é, portanto, do centro. Tudo tem o seu centro. Sem " Kokoro "as coisas não existem.

As coisas são " Utsuwa "ou navios, navio em que" Kokoro "é arquivado.
Às vezes, o ser humano é chamado de " Utsuwa "porque tem um espírito nele.
Kokoro "não é visto, mas aparece como recipientes em forma. " Kokoro ", ou o centro das coisas é"Michi ", que significa" estrada "ou" método ".
Michi "aparece na forma de" Jutsu "a arte ou técnica.
Se você seguir " Michi "e Se você refinar, polonês seu " Jutsu ", o processo é completamente natural e ótimos resultados são alcançados.
Jutsu "e" Michi "caminhar juntos, a lei da natureza.

Para ser honesto na vida humana, deve-se qualificar em todos os casos. Se a arte de Judo é praticado, levando em conta os princípios da sinceridade, Judo nunca pode ser usado em demasia.

Pelo contrário, se vocês são escravos de suas emoções, e fazer um mau uso de Judo, você será acusado pelo Judo desgraça pública e, portanto, você.
É por isso que os " motoristas "de Judo sempre dizer" Seja forte na técnica Judo não é suficiente. " Se a força é válida em Judo, é porque a força é baseado na sinceridade. 


O principal conhecimento que podemos obter usando os nossos olhos e nossos ouvidos não vão no fundo de nosso caráter.
O real entendimento é adquirido apenas através da prática.
As palavras que falam através da experiência são valiosas. É por isso que as palavras ainda estão vivos MUSASHI Myamoto em nossa geração.
Através da prática do Judo, o homem pode encontrar sua própria verdade . " 


Agora vou dizer algo sobre as técnicas de Judo com especial ênfase na " Tai Sabaki ", que é a chave para todas as técnicas.
As pessoas costumam pensar que " Tai Sabaki "simplesmente significa" conduzir o corpo ", mas na minha opinião, eu acho que" Tai Sabaki "é uma arte consumada em si mesmo. 


Tai Sabaki "é o movimento básico para andar para a frente, para trás, etc, e que mantém todo o nosso corpo em equilíbrio.
Você deve se tornar mestre de esse equilíbrio através da prática constante, e usá-lo se necessário.
Tai Sabaki "é tudo o que é mais natural, portanto, um movimento bastante comum, mas é o segredo de Judo.
Se você trabalhar duro para mover seu corpo rapidamente, você será capaz de desviar perigos e também pode assumir a liderança em ambos os ataque e defesa.
Tai Sabaki "nunca deve ser ignorado. 


Do ponto de vista da aplicação científica dos princípios do Judô, Judô pode ser chamado a arte de "HEN-O ", ou a melhor jogada a qualquer momento.
É importante ter isso em mente " HEN-O "é o movimento do espírito quando o inimigo está próximo.Se precisar de mais atenção que você certamente será derrotado. " Sempre a cara do seu inimigo, mas não cumprem o seu ataque . " Este é o " HEN ".
Se você não está vigilante, sua técnica pode ser executado com sucesso. 


unabated Ataque quando você anotou o tempo durante o qual o inimigo não está mais em guarda. Este é o " O ".
Se os inimigos o cercam por todos os lados, ver o mais próximo de você, e execute-o uma vez mais a arte de seu próprio país.
Este " HEN "e" O " No entanto, as técnicas não são separados. A posição de " HEN "em um instante em que de" O ". Ambos os movimentos são inseparáveis ​​e são repetidas, sem intervalo. 


É preciso dizer que esta arte de " HEN-O "é uma variação ou um aplicativo do" Tai Sabaki"mencionada acima. , A fim de obter a vitória, a pessoa deve escolher o melhor método.
Judo significa usar a força do pensamento e do corpo da forma mais eficaz. Devemos planejar para ter o efeito máximo com o mínimo de força. Em outras palavras, podemos dizer Judo é ter uma força de reserva de grande porte. 


Quando a nossa força é fixada em um ponto que deve ser firme como a rocha e quando o movimento é realizado, ele deve ser tão rápido quanto o vento. Se o ataque do seu adversário é difícil, você recebe suavemente, e se outro se move um pouco, você está lidando com a mesma leveza. Então você se adaptar ao adversário, mas controlando-lo, na verdade. 
A arte de " Tai Sabaki "ainda é necessário, não só pela aprendizagem Judo, mas também em nossas vidas. Este é o primeiro eo último passo de Judo.

Tai Sabaki foi publicado em dezembro de 1950 no jornal oficial da KDN

Publicado em treinamento de judô 07 de setembro de 2007