quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Qual CMS usar? WordPress ou Joomla | Webnacuca

Publicado por Fernando | Publicado em CMS, Desenvolvimento Web, Web Design

Neste artigo, vou tentar explicar algumas das principais vantagens e desvantagens desses sistemas.
Esta não é uma opinião pró-contra. Neste artigo vou tentar mostrar algumas dicas para tornar mais fácil a escolha entre os dois sistemas de gerenciamento de conteúdo. Ambos se sobrepõem em várias áreas e pode ser estendido para além do seu propósito original, graças ao uso de plugins. Você pode encontrar os plugins por toda a internet. Ambos têm uma grande base de usuários com uma comunidade viva, onde as dicas e truques são compartilhadas. Vale ressaltar que os dois CMS mencionados são gratuítos e muitos provedores de hospedagem tem eles como uma opção em sua seção de ferramentas da web. O WordPress tem uma grande comunidade de desenvolvedores voluntários e o Joomla pode contar com muitos add-ons comerciais desenvolvidos por profissionais especializados.
Antes de começar o comparativo gostaria de deixar bem claro o que é um CMS:
“CMS (Sistemas de Gestão de Conteúdo) é um sistema gestor de websites, e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (inserir e editar) conteúdos em tempo real sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. Sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes através de complementos (galerias de fotos, gerenciadores de enquetes, gerenciadores de formulários) que podem ser agregados ao CMS”. Fonte: Wikipedia.

WordPress




É basicamente um sistema de blog muito amigável, mas ele pode ser usado como um site normal que você pode atualizar sem qualquer conhecimento de html. Você pode criar páginas e posts, e com os plugins, você pode adicionar uma grande quantidade de funcionalidades. Em matéria de indexação de páginas no Google, o WordPress realmente leva vantagem. Assim, do ponto de vista do marketing, o WordPress é difícil de resistir.
A interface é fácil de entender, você não vai precisar de um livro para ele, embora a compra de um livro vai lhe poupar algum tempo se você não tem experiência com gerenciamento de blog. Após a escolha de um tema a adaptação das cores, inserção de logotipo e etc, você vai precisar tem um conhecimento de CSS, linguagem de folhas de estilo. Não é tão complicado, mas se você não quer se envolver com CSS e outras coisas a mais de desenvolvimento, e gostaria de voltar a organizar os elementos de navegação, bem, você pode considerar a contratação de um Desenvolvedor Web. Desde que o tema escolhido tenha uma estrutura lógica, é fácil para um desenvolvedor de mudar as coisas ao redor, banners, imagens e etc.
O WordPress é muito organizado e rapidamente você pode ser listado no Google, em uma média de 2 dias. Um site normal demora até 2 meses para ser listado no Google, então isso é algo a ter em conta. Qualquer um pode aprender o suficiente em algumas horas para criar conteúdo com WordPress imediatamente, incluindo o uso de categorias e sub-páginas.
Desvantagens do WordPress
Por exemplo, adicionando ou removendo datas de postagem, você vai precisar fazer isso na estrutura do WordPress e isso vai exigir um conhecimento de php e html. A estrutura de navegação é determinada pelo modelo de layout que você escolheu. Mudar essa estrutura novamente requer o conhecimento de php, Html/Css e Script.
Conclusão:
WordPress é simples, você pode utiliza-lo para desenvolver um blog ou um site. Através do uso de plugins você pode estender sua funcionalidade e deixá-lo crescer de acordo com as suas necessidades. No entanto, nem todos os plugins são fáceis de compreender, de modo que poderia ser uma boa idéia ter um Desenvolvedor Web especializado em caso de emergências.
Joomla


Se você quer criar uma site com fóruns, artigos, contribuições de autores externos etc … então Joomla é uma boa escolha porque ele é feito para ser desse jeito. Criar uma estrutura de navegação é fácil, uma vez que você entenda como ele funciona. Você pode definir artigos para expirar após um tempo, ativar as datas, etc.
Joomla é um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo para designers, desenvolvedores web e administradores de sites. Existem muitos desenvolvedores, que criam ferramentas para melhorar o desempenho do Joomla. Outra vantagem para os desenvolvedores é a grande capacidade de customização que o sistema oferece.
No entanto, o Joomla não é um sistema simples como o WordPress, você vai descobrir que na verdade não é tão fácil de ser usado por pessoas que não têm qualquer idéia de desenvolvimento web.
Desvantagens do Joomla
Assim como o WordPress, a principal desvantagem do Joomla é a falta de flexibilidade na disposição dos elementos visuais de um site, pois o usuário fica preso na estrutura apresentada pelo template escolhido.
Instalação: embora seja relativamente rápida e simples, ela também exige alguns conhecimentos técnicos o que afasta usuários que tenham pouco conhecimento na área de desenvolvimento web, o mesmo ocorre com o WordPress.
Conclusão:
O Joomla é um CMS poderoso e simples que permite que pessoas mesmo sem conhecimento em programação possam fazer e manter sites com aspecto profissional.
Na medida em que as necessidades aparecem e a curiosidade vai aumentando, o ideal é que se tenha algum conhecimento em HTML, PHP e CSS. Com este conhecimento, você poderá alterar e criar novos templates e efetuar alterações / adequações em componentes, módulos etc.