quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Sustentabilidade: O alto consumo de energia em data centers.

Por Prof Ari Clayton Soares Formiga


Projetos de Sustentabilidade Ambiental

O uso crescente de grandes data centers para apoiar novas aplicações e modelos de negócios geram maior consumo de energia e água que provocam o aumento do aquecimento global. Consciente desse fato, deve-se desenvolver projetos de sustentabilidade ambiental para data centers para minimizar os impactos ambientais.



É possível desenvolver projetos de geração de energia renovável para uso de data centers e estudos de migração dos data centers para o mercado livre de energia. 

   A minha iniciativa envolve a conscientização da comunidade de tecnologia através de conteúdo publicado no site COBITBrasil.com.br, aqui neste blog, nas redes sociais, palestras em Universidades, grupos de trabalhos em associações de classe e projetos técnicos para data centers.
Os equipamentos de TI, predominante instalados em data centers, consumem 1,5% de toda a energia produzida no planeta e emitem cerca de 2% dos gases de efeito estufa, segundo relatórios do Greenpeace. Esse cenário deve agravar-se com o crescimento exponencial dos data centers para aplicações móveis em Cloud Computing, Big Data e Internet of Things.
Desta forma, é fundamental que as empresas que fazem uso intensivo de tecnologia adotam medidas para minimizar os impactos no meio ambiente através de revisão de processos de trabalho, substituição de equipamentos antigos por novos que usam tecnologias de conservação de energia e adotem iniciativas de neutralização de carbono.
É possível desenvolver projetos de geração de energia renovável para uso de data centers e estudos de migração dos data centers para o mercado livre de energia. Esses projetos trazem uma redução substancial de emissão de gases de efeito estufa com resultados mais rápidos que outras iniciativas, acelerando o retorno de investimentos em projetos de redução de CO2.